sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Por Dr.ª Zsuzsanna Jármy-DiBella

Você está grávida? Comemore! E acompanhe, aqui, a evolução de seu bebê do início até o final da gestação. Acompanhar o desenvolvimento do bebê durante os nove longos meses de gestação é maravilhoso. Nenhuma invenção do ser humano, por mais completa e evoluída que seja, chega aos pés da magia que é o encontro de duas células num ambiente propício a formar um novo ser completinho, pronto para chorar e mamar... Os médicos obstetras consideram a primeira semana da gestação aquela que inicia o ciclo menstrual que resulta na gravidez, ou seja, o primeiro dia da última menstruação. A fecundação (encontro do óvulo com o espermatozóide que formará o embrião) ocorre somente no fim da segunda semana do ciclo, na maioria das vezes. A implantação (quando embrião "gruda" no útero) ocorre no fim da terceira semana, quando pode ocorrer uma pequena perda sanguínea que não prejudica a gravidez. Na quarta semana inicia-se a formação propriamente dita do embrião.
5ª semana
A futura mãe percebe que a menstruação está atrasada há aproximadamente 5 dias. O sistema circulatório do embrião, juntamente com o coração, começa a ser formado. Além disso, os primórdios do sistema nervoso central também já existem com o fechamento do tubo neural.
6ª semana
Brotos dos membros superiores e inferiores estão se formando. O embrião mede aproximadamente 4 mm.
7ª semana
O embrião chega a medir 8 mm. A face primitiva está em desenvolvimento. 8ª semana O embrião chega a medir 13mm de comprimento. Os dedos já são visíveis, bem como as orelhas. Inicia-se o desenvolvimento dentário.
9ª semana
Nesse período ele já se mexe bastante dentro do útero, porém a mãe ainda não percebe. A genitália externa é definida, ou seja o sexo já está estabelecido. O comprimento chega a 18mm.
10ª semana
Os primórdios de todas as estruturas essenciais externas e internas já existem. O embrião chega a 30mm de comprimento. Entre 10 e 14 semanas pode-se, através da ultra-sonografia, medir a translucência nucal que, quando normal, afasta em 85% a chance da criança nascer com Síndrome de Down.
11ª semana
O embrião chega a medir 50mm. Na ultra-sonografia já se pode observar o estômago, a bexiga e massa encefálica, além do esboço da coluna vertebral.
12ª semana
O embrião torna-se um feto, ou seja, suas características físicas assemelham-se à de um adulto. A face tem aspecto humano. Ele chega a medir 61mm. A placenta torna-se o órgão responsável pela nutrição fetal. As unhas dos dedos das mãos e dos pés começam a se formar.
13ª semana
Inicia-se o segundo trimestre da gestação. A "barriguinha" da gestante começa a apontar, pois o útero já ocupa a parte superior da pelve. O sistema tegumentar que forma a pele já está se desenvolvendo.
14ª semana
A possibilidade de o médico obstetra escutar os batimentos cardíacos fetais com um aparelho chamado sonar já é bem alta: depende da quantidade de tecido adiposo da paciente e da posição fetal.
15ª semana
O sexo fetal já pode ser definido pelo exame de ultra-som. Isso depende principalmente da posição fetal, além do equipamento utilizado e do profissional que realiza o exame. Existem casos em que não se consegue diagnosticar o sexo fetal até o fim da gestação pelo ultra-som, outros em que há grande facilidade em se identificar a genitália. 16ª semana O feto já não pode ser visto inteiro na tela do ultra-som: o médico o mostrará por partes. A ossificação do esqueleto fetal progride rapidamente nesse período.
17ª semana
A movimentação fetal nessa fase é intensa, porém a mãe ainda não consegue percebê-la.
18ª semana
Nos fetos de sexo feminino, os ovários já estão diferenciados. Os testículos, nos fetos masculinos, iniciam sua descida para a bolsa escrotal.
19ª semana
Os sistemas circulatório, digestivo e urinário já funcionam harmoniosamente. O feto deglute parte do líquido amniótico e elimina urina no líquido.
20ª semana
A partir dessa época a maioria das gestantes começa a sentir as movimentações fetais. As primigestas (primeira gestação) podem sentir mais tardiamente, por volta de 22 semanas. Entre 20 e 24 semanas de gestação pode se realizar o ultra-som morfológico, que é o exame não invasivo mais detalhado que existe atualmente para o estudo da função dos órgãos e sua morfologia. É a época apropriada para o rastreamento de várias malformações fetais e placentárias. O peso fetal está em torno de 500gramas.
21ª semana
O soluço fetal pode ser percebido freqüentemente até o fim da gestação.
22ª semana Os pêlos começam a tornar-se visíveis, inicialmente nas sobrancelhas, nos lábios superiores e queixo, bem como os cabelos.
23ª semana O feto mexe bastante nessa fase gestacional, podendo dar cambalhotas, virar de um lado para o outro e inclusive dormir no útero materno.
24ª semana O comprimento céfalo-nádegas é em torno de 21cm, e o peso em torno de 650g.
25ª semana As medidas do feto tornam-se mais proporcionais a partir dessa fase.
26ª semana A partir dessa semana inicia-se o terceiro trimestre da gestação que se caracteriza pelo ganho de peso fetal, além do amadurecimento de seus órgãos.
27ª semana A pele encontra-se enrugada devido à escassez de gordura subcutânea. Os olhos começam a abrir. O feto tem aparência magra.
28ª semana O peso fetal está em torno de 1kg.
29ª semana A gordura subcutânea já está desenvolvida, ou seja, a pele enrugada desaparece. O sistema nervoso central atinge um grau de desenvolvimento satisfatório, permitindo já um certo controle de regulação térmica corporal. O feto já ensaia movimentos respiratórios intra-uterinos. 30ª semana
Daqui para frente a implantação placentária é definitiva, ou seja, não há mais deslocamento da mesma. Normalmente após esse período o feto já fica na posição correta, que é de ponta cabeça, ou seja, dificilmente dará uma cambalhota para ficar sentado.
31ª semana
Os núcleos de ossificação do fêmur (osso principal do corpo humano) já se formaram, indicando que o amadurecimento ósseo está adequado.
32ª semana
As contrações uterinas fisiológicas, que preparam o útero para o trabalho de parto, iniciam-se lentamente nessa fase. A gestante pode sentir a barriga "endurecer" por curtos períodos de tempo e não rítmicos.
33ª semana
A partir dessa semana é interessante que a gestante vá preparando os últimos detalhes do enxoval do bebê, que conheça a maternidade e o melhor caminho para chegar lá.
34ª semana
O peso fetal está em torno de 2kg.
35ª semana
A partir dessa época, os pulmões já produzem surfactante, uma substância fabricada pelo próprio organismo que faz com que eles sequem, e eles deixam de ser imaturos.
36ª semana
A média de peso fetal é de 2,5kg. A partir dessa semana é comum a realização de um exame chamado cardiotocografia anteparto ou monitoragem fetal. É feito semanalmente e tem o intuito de avaliar o bem estar fetal, ou seja, a sua vitalidade.
37ª semana
Ao final desta semana o feto já é considerado maduro por isso, caso a paciente entre em trabalho de parto espontaneamente, o recém-nascido não será prematuro. Porém nesse período o feto freqüentemente ainda está em fase de ganho de massa corporal, em torno de 200-250g/semana.
38ª semana
As gestantes em geral apresentam contrações uterinas ainda não rítmicas que preparam o organismo para o trabalho de parto. Fique atenta às movimentações fetais e a uma eventual perda de líquido.
39ª semana
No fim da gestação é importante o controle médico semanal. Muitas mulheres já apresentam dilatação do colo uterino.
40ª semana
O final desta semana coincidirá com a data que o médico calculou como a data provável do parto no início do pré-natal. Em alguns casos, a duração da gestação pode ser superior a 40 semanas, mas o acompanhamento médico é fundamental nesse período para garantir o bem estar materno e fetal.

22ª Semana de Gestação

Olá boa tarde a todos

Venho mais uma vez dar uma boa nova. Já conto 22ª semanas de gestação ou seja, 5 meses e meio. Já fiz a morfológica e confirma-se que é uma menina. Já tem 400gramas e esta tudo a correr bem. Tanto com ela como comigo.

Quanto ao nome, houve uma grande "luta". Eu gostava de Anáisa ou Náisa e o pai de Daniela. A minha Núria por influências dizia que a mana era Ana Margarida. Mas o tempo a passar tivemos de tomar uma decisão e .... pois é, deixei a vontade do pai prevalecer, também tem direito, por isso caros amigos o meu próximo rebento chamár-se-à DANIELA.

O parto está previsto para 15 de Abril de 2011, ainda falta tanto...... e estou dejando de a ter cá fora.


Beijos para todos

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Boa Nova

Olá Muito bom Dia

Passei somente para vos dar uma novidade linda. Estou novamente de bébé. Estou de 9 semanas, ainda é um feijãozinho mas já coloca muita gente a sorrir. a minha nuria ficou radiante com a noticia, agarra-se à barriga e diz que é uma mana, mas eu caho que é um menino. Preferi-a uma menina pela vida que levamos, e se fosso uma menina, ja teria quase tudo da mana, pois ficam com pouca diferença (3 aninhos) e são quase do mesmo mes. a nuria é de março e o futuro rebento será de abril. mas se for um menino tambem será muito bem vindo. Venha o que vier, com saude e saudavel e que eu tambem fique com saude para os criar. Beijos a todos aqueles que acompanham o meu blog.

um bem haja

jokas

terça-feira, 10 de agosto de 2010



Olhando para a lua,
Soletrando palavras vãns,
Que juntas formam uma história
Uma historia de vida, de amor
Uma história de morte, de dor

Sussurando para ela,
Recordando o passado,
qQue saudades me traz,
Qessoas que foram e que não voltam
Apenas voltam quando sonho
e sussuro com a lua...

No livro da vida,
Muitas histórias há para contar,
Muitas histórias ainda se vão viver
Mas há que sempre recordar,
Tudo e todos com o mesmo saber...

Sentada em seu leito,
Me delicio com sua luz
Adormeço com o seu som
E sonho algo que me seduz....

Obrigado minha amiga
Por ouvires minhas preces
Por secares minhas lágrimas
Por olhares por nós cá em baixo.
Iluminando com a sua luz
Que inda não sendo sua
a torna bela....

Poema

Tirei este poema da net... quando o li adorei obrigado Sr. Jorge Linhaça pelo mesmo. Um bem haja



PENSATIVA


Recostada, quase displicente.
na poltrona surrada da vida,
repousa a dama, pensativa,
com olhar distante e silente.

Sua alma meio entristecida,
sonhos a pulsar em sua mente,
- a razão a dizer diferente -
divergências subversivas.

No éter navega, o pensamento,
galáxias de luz e pura magia,
o sol brilhante no firmamento

Pensativa, a luz a alumia,
a alma reveste-se de alento:
Amanhã será um novo dia.

aUTOR: Jorge Linhaça

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Boa tarde

Há muito que nada escrevo aqui, nem coloco nada. Peço desculpa pela minha ausencia, mas sinceramente já estive mais motivada para estar aqui. Bordados também não tenho feito, embora faça outros trabalhos. Bem sei que ainda não coloquei a foto dos trabalhos prometidos, e aliás já tenho um emoldurado (o do beijo), esta semana vou buscar mais dois (as letras R e H), R de rita e H de hélder, tem de ser a pouco e pouco pois não fica nada barato cada um....
Talvez haja uma coisa que me tenha feito perder a "pica" do blog e essa "coisa" chama-se facebook..... Pois este bichinho que tem feito desastres para uns, milagres para outros, no meu caso é um belo entretém.... adoro o farmville e o petville, e a semana passada entrei em frontville. na verdade já entrei em bués de aplicações mas estas tres são as quais me dedico mais.... no farmville já vou no nivel 42 e quero chegar ao fim claro, apesar de ser complicado porque estão sempre a aumentar os niveis. se quizerem me adicionar como amiga procurem pitukinha teodoro..... com uma foto linda.... lol
vou então tentar passar aqui mais vezes e sem falta tirar a foto dos trabalhos prometidos e daqueles que tenho feito entretanto. pois porque não estou parada, ando a fazer uma caixa de baptizado para a minha linda afilhada, mas só a posso terminar depois do baptizado porque preciso de uma foto especial, entre outras coisinhas.....

beijos para todos aqueles que me visitam por bem...

xau

segunda-feira, 29 de março de 2010

Ser Mãe.........

Ser mae è ter o prazer de gerir uma nova vida dentro de si...

Ser mae è ter a oportunidade de sentir o seu pequeno rebento crescer a cada dia que passa...

Ser mae è poder sentir que chegou o momento de trazer ao mundo o seu tao esperado filho...

Ser mae è dar todo o carinho e amor ao seu filho, um amor sem peso nem medida...

Ser mae è dedicar-se e proteger o filho com toda a forca...

Ser mae è saber dar uma educacao que so ela sabe dar...

Ser mae è dar a oportunidade ao filho de aprender por si mesmo, nem que para isso ele tenha de cair, porque assim logo de seguida ele aprendera a levantar-se...

Ser mae è permitir ao filho errar, porque errar e humano...

Ser mae è nao discutir, mas sim conversar...

Ser mae è compreender e nao julgar...

Ser mae è aconselhar o filho a seguir o melhor caminho, mas deixando que seja ele a tomar a decisao final...

Ser mae è permitir que ele cresca e aceitar o facto de que algum dia ira partir...

Ser mae è amar,acarinhar,aconselhar,escuta e compreender...

Ser mae è ser mulher...

Autora: Debora

este poema foi retirado do forum de mae para mae

espero que gostem e obrigado DEBORA por teres partilhado connnosco este lindo poema de tua inspiração

Bons Amigos

Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!

Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!

Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

Este poema foi retirado do blog da amizade, não sei quem escreveu, mas gostei do que li e por isso resolvi partilhar com voçes.... Espero que gostem