terça-feira, 18 de agosto de 2009

Significado de Girassol

Boa Tarde

Uma amiga minha fez uma "reclamação" do texto sobre o significado das flores, alegando que faltava lá a principal.... O GIRASSOL.

Pois, na verdade, até faltam muitas flores, e algumas que me são muito queridas.

Mas como não quero que lhe falte nada, procurei e aqui vai, e acreditem que fiz uma procura exaustiva e deparei-me com um cenário que me deixou espanta mas satisfeita com o resultado de aprendizagem. Vale a pena ler até ao fim....

Girassol é o nome comum dado à uma planta da família das compostas. O gênero Helianthus (do grego helio-sol e anthos-flor) tem por volta de 67 espécies. Algumas podem medir até três metros, e a variedade miniatura atinge no máximo 1 metro. O nome girassol vem de sua flor amarela que acompanha as diferentes posições do sol, girando com ele, até seu amadurecimento, quando ele se fixa na posição do sol nascente.

O girassol é uma planta resistente de rápido crescimento, necessitando de pouca água, mas de locais ensolarados. A mistura ideal para o solo deve conter 2 partes de terra vegetal, 2 partes de terra comum e 1 parte de areia. Sua propagação é dada através de sementes, sendo a primavera a melhor época de plantio. As sementes devem ser plantadas em covas não muito fundas e com um espaço de 60cms entre elas. O girassol apresenta um ciclo de plantio curto, em torno de 130 dias. A terra deve ser mantida úmida, sem secar nem encharcar.

O significado do girassol difere de cultura para cultura. Para alguns, o girassol significa fama, sucesso e felicidade. Outros dão à ele atributos do próprio sol como nutrição, poder e calor. Também é dado à ele o atributo de altivez. Dar um girassol à alguém que acabou de abrir seu próprio negócio pode significar ouro, fortuna.

Para o Feng Shui, além das propriedades do sol já citadas acima, o girassol é a integridade e força que temos dentro de nós e que queremos transmitir aos outros. Já que acompanha o movimento do sol, o girassol simboliza longevidade e lealdade, transmitindo energia positiva à todos que estão à sua volta.

CURIOSIDADE
O girassol tem propriedades naturais para a saúde e beleza, já que suas sementes e flores são utilizadas na produção de bronzeadores, perfumes, remédios, cremes, velas, óleos e temperos. O óleo de girassol tem excelentes nutrientes, com altos índices de ácidos graxos insaturados que diminuem problemas cardiovasculares e também contém um maior teor de ácido linoléico essencial o organismo humano. Sem ser refinado, o óleo pode ser utilizado para a fabricação de sabonetes e velas. O resíduo sólido que sobra após a extração do óleo das sementes, é utilizado para a alimentação animal. Já as sementes cruas podem ser utilizadas na alimentação de aves e tostadas na alimentação humana. As sementes são ricas em proteínas e vitaminas e quando são torradas e moídas, transformadas em pó, pode ser um substituto do café, sem cafeína e ajudando à combater a enxaqueca. As folhas e flores do girassol podem ser usadas no combate de doenças pulmonares e da garganta, em forma de tinturas ou infusões. As raízes da espécie chamada pataca, são comestíveis e podem ser consumidas cozidas e assadas. As folhas contém propriedades diuréticas, antigripais, antiasmáticas e expectorantes. As sementes e as folhas podem ser usadas como cicatrizantes em forma de tintura.

Os florais feitos à partir do girassol são utilizados para melhorar a auto-estima, auto-confiança, dando mais vontade e coragem.

Este texto é de "Lúcia Pagotto e Fernanda P. Jordão
Floricultura Zabelê"

Espero que tenham gostado. E já sabem alguma reclamação/duvida é só dizer....

Tenham um resto de bom dia e que os GIRASSÓIS vos sigam.....

Beijos

5 comentários:

  1. Assim é que é, uma menina atenta às criticas construtivas. Continua que estás no bom caminho. Bêjo
    HA

    ResponderEliminar
  2. OLá...que delicia seu blog... amei... parabéns viu.. é sempre muito bom encontrarmos blogs como o seu... cheio de carinho.... super beijo pra você..
    kelly

    ResponderEliminar
  3. Oi........
    Adorei sua esplicação, sou fa dos Girassóes....
    não sabia que tinhan tanto significado atraves dessas magnificas flores........
    bjsssss

    ResponderEliminar
  4. Excelente texto, Parabéns.....

    ResponderEliminar
  5. Minha próxima tattoo vai ser de girassol' amoo!! Adoreii!!

    ResponderEliminar